sábado, 17 de setembro de 2011

Influência

        
A educação é uma das instituições brasileiras que busca permanentemente e, por várias décadas, a formação de cidadãos conscientes para o futuro.
Fazendo um estudo de qualidade do ensino, visto pela reportagem da Globo, percebe-se que o desenvolvimento de algumas escolas brasileiras piorou na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Escolas públicas do Rio Grande do Sul estão com porcentagem muito baixa em relação ao esperado. Cerca de 3,3% é a média do ensino fundamental das escolas públicas, e 6,5% é o propósito do Brasil em 2022.
Apesar de os números analisados não serem o ideal, ainda assim a educação tem se esforçado para contribuir na formação de cidadãos conscientes. Isso tem ocorrido através da promoção de cursos técnicos, serviços públicos, entre outros, preparando o cidadão para o mundo social e profissional.
Tendo em vista os aspectos observados, é preciso que essas instituições sejam precisas em suas contribuições. Contudo, devem ser influência básica para a formação do cidadão consciente.

Tempos Modernos

              
Temos aquela velha mania de achar que tudo era tão mais fácil antigamente, mas não é a toa que nossos avós e pais dizem que estamos em uma época muito privilegiada. O fato é que o mundo mudou muito rápido, nossos avós não conheciam nem metade do que conhecemos hoje. Porém até mesmos nossos avós, aos poucos procuram se atualizar o máximo aumentando, então, sua própria qualidade de vida.
Hoje ainda ouvimos histórias de familiares contando como era sua rotina. Muitos se importavam apenas em ter uma vida mais simples e trabalho digno. Gostavam de comemorações, fazer amizades com vizinhos, enfim, uma vida totalmente diferente de agora. Queriam apenas aquela vida tranquila e sem violência.
Conforme os anos passaram, as atitudes foram mudando, as necessidades tornaram-se outras, a tecnologia avançou, a qualidade de vida se tornou indispensável, os anseios são outros. Desse modo, torna-se pouco possível acharmos que algum dia os tempos dos nossos avós poderá voltar. A maneira como vivemos, as obrigações  relacionadas ao trabalho, o desenvolvimento e o crescimento dos mercados aliados à busca pela educação e pelo avanço da tecnologia influenciam entre outras coisas, na qualidade  de vida que há anos era tão menos buscada.
A vida atribulada determinada por todas as exigências já relacionadas deixa clara a maneira como as pessoas se relacionam e levam suas vidas numa eterna correria e constante falta de tempo que ocasionam, às vezes, até problemas de saúde e de relacionamentos.
Sendo assim, acredita-se que os tempos modernos que vivemos estão cheios não só de inovações, mas também de exigências que devemos, na medida do possível, enfrentar e nos adequar.

Doce Linguagem

Valores


Valores, o que são afinal? Antigamente valorizar e respeitar, os estudos e o caráter de uma pessoa eram muito mais nobres e “na moda” do que um simples celular ou computador. Saber respeitar o professor em sala de aula, hoje, é diferente do saber dos nossos pais, por exemplo.
Mesmo com poucos anos de diferença, já há uma mudança enorme entre respeitar os professores. Hoje, apenas quem tem autoridade em sala de aula é o aluno. O único que sabe de tudo. Praticamente como se o professor e suas não existissem mais. Entretanto, poucos sabem que, sem o professor, ninguém vai a lugar algum.
Computador, celular, carros avançados tecnologicamente, antigamente não existia uma valorização tão grande como hoje em relação a esses objetos materiais. Um simples gesto de gratidão pelos pais, por pouco que puderam oferecer, sabiam que era o necessário. A valorização de hoje em dia é mais material que sentimental. As pessoas preferem ter um carro melhor, ou até mesmo subornar os seus filhos do que apenas demonstrar aquele amor e afeto por eles.
A quem estamos tentando enganar? Estamos no século XXI e a tendência é que a valorização mude a cada dia que passa. Enquanto perdemos tempo com trabalho e conta bancária, nossas vidas estão passando, as crianças crescendo. E o que vai acontecer com o respeito, à simplicidade e o amor?

Simplesmente Flores

São tantas as coisas simples que nem nos damos conta de reparar e dar valor. Uma flor, por exemplo, tem tantos significados e parece ser apenas uma flor normal, aquela que é plantada no meio de tantas outras. Mas depois que o buquê de flores está pronto, seja com margaridas, girassóis, rosas, hortênsias, o simples vira simplesmente.
Uma rosa, o que significa realmente? Apenas uma flor para alguns, mas para outros, vale muito mais. O simplesmente de um buquê de rosas pode trazer alegria, amor, um sentimento bom de afeto. Um surpreendente presente para se dar a uma namorada, para sua mãe, a final, que mulher que não gosta de ganhar flores.
Quando chegamos a uma floricultura a procura de flores, queremos a melhor, a mais bonita. Mas esquecemos de que todas são flores, todas têm o seu toque de encanto simples só que algumas têm mais que as outras. Tem que saber escolher o simplesmente e dar valor a ele. Conviver com o simples é saber transformar coisas simples em coisas incríveis e inesquecíveis.
As flores fazem a diferença. Tornam o impossível em possível, transmitem coisas magníficas. Fazem-nos acreditar que tudo tem uma solução, acalma qualquer alma perturbada. O simples de uma flor que se transforma no simplesmente de um buquê de rosas.